top of page
CAP
logo CAP transparente novo.png

O Centro de Avaliação Psicológica

O CAP é o Centro de Avaliação Psicológica vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O serviço se destina a famílias de baixa renda e a servidores (funcionários) da UFRGS e seus dependentes. É um serviço-escola, ou seja, o atendimento é realizado por estudantes de psicologia supervisionados por psicólogos experientes na área de avaliação. Faz parte do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Atenção à Saúde (CIPAS), um centro que integra diversos serviços dos cursos de Psicologia, Fonoaudiologia e Serviço Social da UFRGS.

Para mais informações, acesse o site do CIPAS aqui.

Avaliação

Avaliação Psicológica

O que é?

A avaliação psicológica (também conhecida como psicodiagnóstico) é uma maneira de avaliar o indivíduo globalmente, identificando suas dificuldades e potencialidades. Isso pode ser feito através de entrevistas e outros instrumentos, como testes psicológicos

Por que é necessário?

Se uma pessoa tem uma dificuldade em alguma área de sua vida (escola, família, trabalho, saúde, etc.), a avaliação psicológica é uma forma de tentar descobrir o que causa essa dificuldade. As dificuldades podem estar relacionadas com a inteligência, a atenção, os sentimentos, os pensamentos e comportamentos da pessoa.

Avaliação Psicológica e terapia são a mesma coisa?

Não. A terapia ajuda a encontrar formas de resolver problemas e a avaliação psicológica busca entender qual é o problema. Para isso, são utilizados entrevistas, testes e outras técnicas. Na avaliação psicológica, o número de encontros é limitado, mas pode variar, dependendo do caso. Em uma terapia o número de encontros não é necessariamente definido.

Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica é solicitada para verificar um possível impacto de disfunções neurológicas no comportamento, cognição ou personalidade de um indivíduo. Ela é útil para descrever as possibilidades e as dificuldades cognitivas de pacientes portadores de: traumatismo crânio encefálico (TCE), acidente vascular cerebral (AVC) ou “derrame”; distúrbios da memória e déficits de atenção; distúrbios psiquiátricos ou neuropsiquiátricos; distúrbios do desenvolvimento e da aprendizagem; efeitos do uso crônico de drogas e substâncias tóxicas.

Nessa avaliação, são investigadas funções cognitivas, emocionais e comportamentais através do uso de testes e procedimentos padronizados, com o objetivo de diagnóstico, pesquisa ou auxílio no planejamento de reabilitação, de programas de recuperação ou de apoio de aprendizagem. As funções avaliadas incluem as áreas: orientação; atenção, memória e aprendizagem; linguagem e funções verbais; habilidades acadêmicas; organização e planejamento; percepção e funções motoras; humor, comportamento e personalidade. A relação entre disfunções neurológicas e dificuldades nessas áreas é realizada através de discussões interdisciplinares de profissionais da área da saúde (neurologistas, psiquiatras, psicólogos e fonoaudiólogos) e de contato com o profissional responsável pelo paciente.

Avaliação de Funções Específicas

É a avaliação que visa investigar funções delimitadas na solicitação do profissional que encaminhou o paciente, como, por exemplo, o nível de inteligência. Transcorre com duração de tempo mais curta, se comparada ao Psicodiagnóstico.

Como acessar o serviço? Como encaminhar alguém?

O serviço se destina a famílias de baixa renda e a servidores (funcionários) da UFRGS e seus dependentes. 

Para se inscrever, o interessado ou o profissional que encaminhou deve telefonar para o CIPAS (3308-5453) ou comparecer à secretaria do local (Rua Ramiro Barcelos, 2777 - sala 314) enquanto a lista estiver aberta. Nessa ocasião, será preenchida uma ficha de cadastro contendo dados de identificação do paciente, sua renda familiar, motivo da avaliação e profissional que encaminhou. O paciente entrará na lista de espera e será chamado posteriormente para agendar a triagem. Após, o paciente ou responsável será contatado por telefone para a realização do primeiro atendimento.

A secretaria funciona de segunda a sexta das 8h às 20h.

Encaminhamento

As inscrições estarão abertas no dia 30/07/18 a partir das 8h. Serão oferecidas 30 vagas.

Os atendimentos estão suspensos devido à pandemia da Covid-19. Assim que as aulas na UFRGS recomeçarem, retomaremos o contato com as famílias inscritas.

bottom of page